“Aprender a Língua Materna deve ser um processo natural, prazeroso, rico, estimulante…” Fernada Morais
Apoio:
Destaque do Projeto
As "andanças"do Projeto
Na mídia
Participações em Eventos
Em novembro de
2014
Mas, afinal, o que é Português Show ?
Ora, o domínio da Língua Materna é a ferramenta por excelência que abre as portas para o Conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento social, político, econômico, cultural e também ambiental do cidadão... Pegando "carona" no conceito de sustentabilidade, considerando ainda que o projeto nasceu em Manaus... E, por que não chamá-lo de Português Sustentável?!
No Brasil, a norma culta da Língua é a grande prestigiada como conhecimento indispensável nos concursos públicos de todo o território nacional. No entanto, o desempenho da maioria de nossos estudantes em Português tem-se apresentado sofrível, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Com uma linguagem acessível, uma minigramática “descolada”, surgiu, em 2014, o Projeto Português Sustentável: uma tecnologia para a inclusão social. Inicialmente, foram apresentadas três técnicas que fogem do convencional para ensinar a gramática da Língua: o corpo morfológico, a cena fotografada e a oração na palma da mão.A partir de uma mistura de conhecimentos, o estudante é instigado a estudar a Língua de modo prazeroso, utilizando o raciocínio lógico.
Agora, em face da ampliação de sua área de atuação, abrangendo também a produção de textos, com a elaboração de Dicas para a Redação Show, o projeto ganha um novo nome: Português Show. Sendo assim. inaugura-se uma nova fase, buscando colaborar mais fortemente com aqueles que precisam da Língua como um dos instrumentos que conduzem à cidadania plena.
Minicursos no INPA
Centro Cultural dos Tikunas (Manaus/AM)
Nas escolas da rede pública de Manaus
Matérias no Jornal Acrítica e no Portal da UFAM
Em novembro de 2014, a técnica “corpo morfológico” (classes de palavras) foi gravada em videoaula, no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Ensino com Qualidade - SEDUC/AM. Segundo informações do Centro de Mídias da SEDUC/AM, a videoaula alcançou 661 escolas municipais e 157 escolas estaduais do interior do Amazonas.